Calcular o tempo de descarga de um ficheiro
[sc name=»calc»]
Se queremos realmente calcular o ficheiro de descarregamento, temos também de saber a velocidade de descarregamento que temos. Também podem existir certos factores que afectam directamente este tempo de descarga.
O cálculo do ficheiro de descarga pode ser muito simples se utilizarmos alguns programas de descarga que tenham uma ferramenta incluída. Como é o caso do Google Chrome, por exemplo, que enquanto está a descarregar o ficheiro mostra-nos a velocidade de descarga e o seu tempo estimado.
Isto é muito útil, pois muitas pessoas usam-no para prever quando o seu download estará pronto. Mas pode perguntar, porque é que o tempo e a velocidade de descarga flutuam tanto?
É uma pergunta muito sensata e a resposta é uma combinação de várias razões que afectam o cálculo do ficheiro descarregado. Em princípio, muitas ferramentas utilizadas por alguns programas tendem a não calcular o tempo exacto de descarga.
Para estes casos, devemos estar cientes da velocidade da Internet que contratámos. Se tivermos todas as variáveis, com um simples cálculo matemático, poderíamos calcular o ficheiro de descarregamento.
Onde posso encontrar a velocidade de descarregamento para calcular o ficheiro de descarregamento?
A velocidade da nossa Internet é medida por megabits por segundo, o que significa o número de megabits que são descarregados num segundo. Portanto, a primeira coisa a considerar é conhecer a velocidade da nossa Internet.
Para encontrar esta informação, basta telefonar ao seu operador de serviço de Internet e solicitá-la. Caso não confie a 100% no que o seu operador lhe diz, poderá encontrar uma forma de conhecer a velocidade da sua ligação.
Para o fazer, pode utilizar um programa de computador ou um sítio web que tenha um teste de velocidade de ligação. Hoje em dia é muito fácil encontrar estes testes na web, basta escrever o teste de velocidade no seu browser para o encontrar.
Uma vez no teste, basta clicar no início e automaticamente fará um cálculo rápido da sua velocidade de Internet. É aconselhável fazer este teste pelo menos três vezes e depois fazer uma comparação, uma vez que nem todos eles são geralmente fiáveis.
Também pode optar por descarregar um programa de secretária, estes são normalmente um pouco mais fiáveis, uma vez que funcionam directamente com o software do dispositivo. Realizar o cálculo e quando terminar, a página ou programa devolverá três resultados diferentes.
Os resultados serão os seguintes:
- O PING: É a força da sua ligação, e o que é calculado é o tempo de resposta que tem.
- Velocidade de carregamento: O programa ou página inicia um processo de carregamento simulado, com o qual irá calcular a velocidade de carregamento da sua Internet.
- Velocidade de descarga: Utilizando um processo semelhante ao anterior, o programa ou a página simulará uma descarga de ficheiro em tempo real para medir a velocidade de descarga. Esta é a informação em que estamos interessados.
Já tenho tudo o que preciso para calcular o download do ficheiro.
Se já conhece a velocidade com que a sua Internet funciona, pode começar a calcular o download do ficheiro. Para o fazer, pode escolher pesquisar na web, uma página com a possibilidade de a calcular.
Mas para que o cálculo seja feito correctamente, é necessário ter as variáveis necessárias. Neste caso, seriam a velocidade de descarga da sua Internet, que já deve saber calcular.
A segunda variável é o peso do ficheiro que deseja descarregar, encontrar esta variável é muito fácil de fazer. Basicamente todas as páginas web que lhe permitem descarregar conteúdos, mostram o peso exacto dos mesmos.
O peso dos ficheiros é medido de acordo com o seu tamanho, e pode ser em bytes, kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes, etc. Agora que sabemos qual é o tamanho do nosso ficheiro, podemos começar a medi-lo.
Normalmente, as páginas que têm estes métodos de cálculo são praticamente automatizadas, o que significa que só temos de preencher os campos variáveis. Que são, a velocidade da sua ligação à Internet, mais especificamente a velocidade de descarga, e o peso do ficheiro a descarregar.
Ao preencher os campos solicitados, a página calculará o ficheiro de descarregamento rapidamente e teremos o nosso resultado. Lembre-se que este resultado pode não ser correcto, uma vez que a nossa Internet pode ter algumas flutuações.
Também temos de ter em conta se há várias pessoas a utilizar a mesma Internet com a qual estamos a tentar descarregar o ficheiro. Além disso, se estivermos a descarregar outros ficheiros ou a navegar na web, isso afectará directamente a velocidade e o tempo de descarga.
Como calcular o ficheiro descarregado manualmente?
Se não confiar nos websites que fornecem os seus serviços para calcular o ficheiro descarregado, pode tentar outro método. O melhor método que existe é fazer um cálculo manual, com uma simples equação matemática poderíamos ter um resultado melhor do que com uma página.
Para tal, primeiro precisaremos das variáveis, neste caso já as teríamos, uma vez que são as mesmas que usaríamos na página web. Assim que tivermos todas as variáveis, procederemos ao início do cálculo, sendo guiados pela seguinte explicação:
- Abra o seu navegador favorito, a partir daí vá para a página inicial do Google.
- Adicione as variáveis com a seguinte fórmula (Tamanho do ficheiro calculado em B, KB, MB, GB, TB) entre (/) (A sua velocidade de download da Internet, calculada em Kbps, Mbps, Gbps, Tbps) por (*) 1,1 (referida a uma oscilação de 10% da sua Internet)
- Quando isto estiver completo, clique em search e o Google irá mostrar-lhe um resultado medido ao longo do tempo.
- Vejamos um exemplo com um tamanho de ficheiro de cerca de 250 MB e uma velocidade de descarga de 2Mbps:
- Escreveríamos o seguinte na Barra de Ferramentas Google: 250 MB / 2 Mbps * 1.1.
- O resultado seria: 18,333333333 minutos.
Preste atenção aos espaços entre os números e símbolos na equação. Se isto não for feito correctamente, o Google não será capaz de calcular o ficheiro de descarregamento.
👉 Our blog guides
[pt_view id=»31c359a0vw»]