Atualmente, a instalação do Windows 10 é quase automatizada, mas nem todos nós sabemos quanto tempo leva a instalação do Windows 10. Este é um valor que normalmente muda por um grande número de razões, e aqui mostraremos quais delas.
Em geral, muitos instalam o Windows 10 em seus computadores através de atualizações automáticas do sistema operacional. A partir daí, podemos descobrir quanto tempo a longa instalação do Windows 10 pode demorar.
Mas há um número maior de pessoas que chamam seu serviço técnico para realizar esta e qualquer outra atualização do sistema operacional. Que, na maioria dos casos, acabam mantendo o dispositivo até o dia seguinte, portanto não sabem o tempo de instalação.
A longa instalação do Windows 10 pode variar imensamente se o dispositivo não se tornar compatível com este sistema. Ele pode até mesmo ficar congelado no processo de verificação, o que prolongaria a instalação até reiniciarmos o sistema.
Algo que poderia ser lamentável, já que em muitos destes casos, o computador poderia perder o formato. Neste caso, teríamos apenas que chamar o técnico e nem mesmo descobrir o tempo da longa instalação do Windows 10.
É por isso que aqui vamos explicar claramente quanto tempo pode demorar para instalar o Windows 10 em qualquer computador.
Como é o processo de instalação do Windows 10?
Este sistema operacional é incrivelmente automatizado e fácil de instalar. Naturalmente, você deve ter pelo menos um conhecimento mínimo ao realizar a instalação longa do Windows 10.
Caso não o tenhamos, correríamos o risco de acabar atrasando um pouco todo o processo de instalação. Mas não se preocupe, aqui lhe daremos algumas dicas para que você possa aprender um pouco sobre como ele funciona.
A instalação começa quando executamos o instalador do Windows 10, seja a partir de um CD, de uma pen drive USB ou do assistente de instalação do Windows. Agora aparecerá uma caixa onde devemos primeiro configurar o idioma para nosso sistema operacional.
Você também deve especificar o formato de tempo e moeda e o tipo de teclado que será utilizado. Aparecerá uma caixa onde deveremos clicar em instalar para iniciar todo o processo.
Após um processo de inicialização, o programa solicitará que você digite o número de licença do Windows que você possui. Se esta licença for gravada no BIOS de nosso computador, esta tela não aparecerá, caso contrário, devemos simplesmente adicioná-la.
Em seguida, o instalador nos pedirá para indicar qual versão do Windows 10 vamos instalar, colocaremos a que corresponde à licença que temos. Os termos de licença do Windows aplicáveis aparecerão então, os quais nós aceitaremos e prosseguiremos.
Agora somos solicitados a escolher entre instalar uma atualização automática ou realizar uma instalação personalizada. O caso mais utilizado é a instalação personalizada, já que é a mais completa e com a qual muitos erros podem ser eliminados.
A próxima coisa será escolher a partição do disco rígido onde queremos instalar o Windows 10, se não for criada, o assistente nos permitirá fazê-lo. Clicando em seguida, serão iniciadas várias tarefas até que a instalação esteja completa.
O que devemos levar em conta ao realizar a longa instalação do Windows 10?
Como já mencionamos, há muitos fatores envolvidos que podem fazer variar a longa instalação do Windows 10. Principalmente, a experiência que temos ao fazer uma instalação, se já é algo usual, poderíamos reduzir alguns minutos do tempo total.
Por outro lado, se você for completamente inexperiente, isto pode gerar um bom intervalo de tempo entre cada opção até que a instalação seja concluída. Outro fator envolvido, e um dos mais importantes, seria o quanto o computador está atualizado em termos de hardware.
Porque este seria o que acabaria atrasando a longa instalação do Windows 10. Este fator, por sua vez, levaria a vários fatores secundários, uma vez que um computador é composto de vários componentes, como por exemplo:
- RAM: Uma peça muito importante, que afeta diretamente a velocidade do computador. Todas e cada uma das instruções executadas pelo processador é carregada nele.
Além disso, ele deve conter os dados manipulados pelos programas que o computador executa.
- O disco rígido: O sistema operacional é armazenado aqui, juntamente com todas as informações que o usuário possui. Se for um disco rígido antigo, é provável que ele retarde seu computador.
- O processador: Se tivermos um processador antigo, os processos serão muito mais lentos e o computador não reagirá rapidamente.
Como sabemos tudo o que pode afetar nosso computador, podemos saber o tempo da longa instalação do Windows 10.
Dependendo do computador, o longo tempo de instalação do Windows 10 muda
Como já devemos entender, se tivermos um computador antigo e peças pobres, o tempo de instalação aumentará exponencialmente. Em vez disso, com um PC de última geração, e atualizações de hardware atualizadas, não demoraria muito.
Lembre-se que, ao instalar o Windows 10, o assistente de instalação realiza várias tarefas em um período de tempo até que o processo seja concluído. Estas tarefas incluem o seguinte:
- Imprima todos os arquivos de instalação em seu disco.
- Preparar arquivos para instalação.
- Instale todos os recursos do Windows.
- Instalar as atualizações incluídas na mídia de instalação.
- Realizar um último processo para finalizar a instalação.
Todas estas tarefas representam uma carga de processamento sobre os componentes envolvidos na operação do computador. É por isso que ela pode variar dependendo do tipo de dispositivo que temos.
A partir deste contexto, com um PC de última geração poderíamos fazer uma instalação longa do Windows 10 em apenas 20 minutos, no máximo. Por outro lado, com um computador antigo ou com um longo tempo de uso, isto seria agravado para cerca de 6 horas de instalação.
Isto é em um dos melhores casos, já que há situações em que o PC congela em algum processo e leva uma eternidade.
👉 Our blog guides
[pt_view id=»31c359a0vw»]